facebook

PT | ENG

atelier dos remédios

O Atelier dos Remédios formou-se no seguimento da experiência profissional conjunta dos dois sócios, Madalena Cardoso de Menezes e Francisco Teixeira Bastos, para os trabalhos que efectuavam enquanto profissionais liberais. Apesar de legalmente o Atelier só ter iniciado actividade em Janeiro de 1998, no âmbito desta associação desenvolvem trabalho desde 1995.
A prática do Atelier dos Remédios abrange uma ampla gama de projectos, habitacionais, comerciais e de equipamentos de vertente cultural e escolar, prestando serviços de arquitectura para os sectores público e privado em Portugal e no estrangeiro. O ATREM também trabalhou em colaboração com outros arquitectos, como Manuel Vicente e Alain Salomon.
O Atelier participou em vários projectos para o Bom Sucesso Design Resort, Leisure, Golf & Spa, que conta com a contribuição de um número significativo de arquitectos portugueses de elevado reconhecimento internacional.
Desde 2009 têm desenvolvido projectos que contemplam a requalificação e a ampliação de equipamentos escolares, no âmbito do programa de modernização das Escolas Secundárias nacionais.

 

MADALENA CARDOSO DE MENEZES
Arquitecta desde 1992 pela FA-UTL.

Licenciou-se em Arquitectura pela FA-UTL em 1992. Nesse ano integrou a equipa do atelier do Arq. Manuel Vicente, onde colaborou no projecto do Picadeiro da Escola Portuguesa de Arte Equestre no Palácio Nacional de Queluz, que obteve Menção Honrosa na II Trienal de Sintra; Dirigiu com José Pedro Vicente a concepção, da Exposição "Selecta Pars Arquitectura", sobre a obra de Manuel Vicente, realizada na Galeria Diferença em 1995; Participou na equipa de no Concurso de Ideias para o Recinto da Expo'98, projecto classificada em 1º lugar, ex-aequo. Colaborou no estudo Pavilhão da União Europeia para a EXPO'98, Lisboa – 1996; Efectuou a coordenação de arquitectura no concurso concepção/construção da Biblioteca da Universidade de Macau premiado em 2º lugar – 1997. Colaborou ainda noprojecto do Pavilhão da Realidade Virtual (1998) e no concurso limitado para um Hotel anexo à Torre Vasco da Gama - 2001.
Em 1997 funda o Atelier dos Remédios com o Arq. Francisco Teixeira Bastos.
Integra desde 2003 a equipa de docentes do Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa, onde leccionou as cadeiras de Urbanística e Desenho da Cidade, Projecto IV do curso de Arquitectura e Projecto I, II e III do Mestrado Integrado em Arquitectura, lideradas pelo Professor Convidado, Arquitecto Manuel Vicente, com< quem colaborou directamente no seu Atelier.

FRANCISCO TEIXEIRA BASTOS
Arquitecto desde 1986 pela FA-UTL.
Licenciou-se em Arquitectura pela FA-UTL em 1986. Em 1992, após três anos de trabalho conjunto com o Arq. Manuel Vicente, nos ateliers de Lisboa e Macau, tornou-se sócio do ATAT, Atelier de arquitectura. Nesse contexto desenvolveu o projecto do Picadeiro da Escola Portuguesa de Arte Equestre no Palácio Nacional de Queluz, que obteve Menção Honrosa na II Trienal de Sintra, classificou-se em 1º lugar, ex-aequo, no Concurso de Ideias para o Recinto da Expo´98 e efectuou Estudos para Pavilhões de reciclagem de unidades flutuantes industriais para a Expo´98 , integrando a equipa de Manuel Vicente (1992, 1993, 1995-96). Foi Director de Projecto de Arquitectura do Pavilhão da Realidade Virtual de Manuel Vicente (1998).
Em 1997 funda o Atelier dos Remédios com a Arqª Madalena Cardoso de Menezes.
Em 2000 integra o curso de Arquitectura do IST como Assistente Estagiário. De 2000 a 2004 é assistente do Professor Manuel Vicente para a cadeira de Projecto do 3º ano. Em 2004 conclui as Provas de Aptidão Pedagógica e Científica. Desde 2005 é Assistente da Professora Teresa Heitor para a cadeira de Projecto do 1º ano. Encontra-se actualmente em processo de Doutoramento no IST, com o tema "A Comunicação de um Projecto à Obra".
Simultaneamente tem desenvolvido com a artista plástica Marta Wengorovius uma série de acções de Arte E Participação desde 2005, culminando na Acção Desenho Cívico - homenagem a Nuno Teotónio Pereira, Museu do Chiado 2011.