facebook

PT | ENG

atelier dos remédios

 
  Casa Bac, Bom sucesso, 2008
3ªFASE
PROJECTO: CASA BAC Lotes 406, 407, 412 e 413
ESTADO DO PROJECTO: Estudo Prévio
LOCALIZAÇÃO: Óbidos – Herdade do Bom Sucesso, Design Resort, Leisure & Golf
ARQUITECTURA: Madalena Cardoso de Menezes e Francisco Teixeira Bastos
COORDENAÇÃO: Madalena Cardoso de Menezes
ÁREA DOS LOTES: ± 1.000m2
ÁREA CONSTRUÍDA: 190m2/lote
DATA DO PROJECTO: 2007
COLABORADORES: Ivo Mateus, Sofia Silva, Sérgio Xavier (imagens 3D)
MAQUETES: Ivo Mateus
ESTRUTURAS: A400 – Projectistas e Consultores de Engenharia Civil, Lda.
CLIENTE: ACORDO – Óbidos, S.A.

Aldeamento da Floresta, FASE 3
Lotes 405 e 406, Lotes 411e 412
Um longo espreguiçar sobre a diagonal do lote...
O projecto consiste numa moradia unifamiliar Tipo T3 com 190m2, que será repetida em 4 concretizações similares, sendo a implantação nos lotes 405 e 412 (tipo 1 A) diferente da proposta para os lotes 406 e 411.
A razão de propormos uma implantação diferenciada, dos lotes de topo das restantes, prende-se com factores de ordem de dimensão e configuração dos lotes, mas sobretudo com a procura de uma composição menos formal do conjunto das moradias isoladas que se estende ao longo do arruamento do lado Poente. Os lotes em que se inserem este tipo de moradias variam entre o máximo de 1134m2 e o mínimo de 969m2 de área com comprimentos que vão entre os 51m e os 43m.
A raiz deste projecto contém uma forte vontade de querer ocupar a diagonal de um lote comprido naquele que nos parece ser o modo mais potenciador de gerar vivências mais dinâmicas com o próprio lote, com o Golf, com as construções contíguas e com a própria construção.
Procurámos: Uma forte relação com o exterior; Tirar o máximo partido da cobertura ajardinada imposta pelo plano; Trabalhar com a topografia existente; Implantar as moradias a 5,5m do alinhamento da rua de modo a respeitarem o estabelecido pelo referido plano.
Optámos por uma volumetria também ela sobre o comprimento cujos topos serão construídos, densos – vãos praticados nas paredes, sólidos que albergam quer a zona íntima a Poente quer a zona de serviço a Nascente. Reserva-se o centro da construção para a zona social da casa, que se estenderá entre os dois topos, com envidraçados rasgados a Norte e a Sul, estabelecendo-se como o espaço mediador entre as extremidades.
A disposição interior dos vários espaços pretende sugerir um modo de habitar mais descomprometido do modo mais tradicional.
Apesar de existir uma separação clara entre o programa íntimo e o programa social optou-se por suprimir alguns dos apontamentos definidores de espaços tais como halls formais, portas, circulações diferenciadas etc. Deste modo é-nos permitido isolar mas também comunicar - estar no centro das leituras transversais entre os espaços. Será através das várias torções e do desnivelamento de 50cm praticados na construção que definimos e orientamos a organização interior da habitação.
< Voltar a Projectos